Licence

Licencie Seu Trabalho

Ao usar uma licença aberta, você retém os direitos autorais de seu trabalho original, mas da permissão para os outros de copiar e distribuir seus materiais, desde que deem crédito a você – e apenas sobre as condições que você especificar. Se você está criando uma apresentação, vídeo, website, ou software há maneiras fáceis de adicionar uma licença para formatos diferentes.


 

Adicionar a Licença

Depois de escolher uma licença, o próximo passo é exibir esta licença em seus materiais. Isso garante que as pessoas que utilizam o seu material saibam como elas podem fazer uso dele, seguindo facilmente as condições previstas na sua licença. O melhor método de mostrar sua licença varia por tipo de conteúdo. Abaixo estão links para as melhores práticas para vários tipos de mídia.

Apresentação Documento Site Vídeo Software

Licenças Creative Commons e direitos autorais

Por padrão, você tem o direito de autor para qualquer apresentação, vídeo, website, ou software que você criar. Você não precisa de registar-se ou incluir um símbolo ©, o copyright acontece no momento da criação. Copyright quer dizer “todos os direitos reservados”, o que significa que se alguém quiser fazer o download ou copiar documentos ou outro conteúdo do seu material, esta pessoa não pode distribuir esse conteúdo para qualquer outra pessoa sem a permissão expressa do detentor dos direitos. As licenças Creative Commons permitem que o titular dos direitos de autor mudem de “todos os direitos reservados” para “alguns direitos reservados”. O detentor dos direitos autorais mantém direitos autorais, mas identifica claramente as condições em que o público em geral pode utilizar o conteúdo.

Opções de Licenciamento

Você deve escolher uma licença que melhor se adapta às suas necessidades, dependendo do tipo de conteúdo que você deseja compartilhar. Que licença é melhor para você? Bem, há algumas considerações importantes a fazer, incluindo se alguém poderá ou não lucrar com seu trabalho ou se as obras construídas a partir da sua também podem ser compartilhadas com o público. Lembre-se que a incorporação de trabalho de outra pessoa em seu próprio pode restringir a licença que você escolher. Para saber mais sobre o licenciamento, leia o manual da Creative Commons para aplicar licenças CC.

Para apresentações, documentos, multimídia ou websites

Se você quiser uma licença para o conteúdo que você criou como uma apresentação, vídeo ou website, a equipe do Porto Open recomenda o uso de uma das licenças fornecidas pela Creative Commons (CC). Existem várias licenças CC para escolher, incluindo:

by-88x31
Atribuição de licença: Permite que outros copiem, distribuam, exibam e apresentem seus trabalhos licenciados — e trabalhos baseados neles –, mas só se dão crédito da maneira que você escolher.

by-nc-88x31
Atribuição – Licença Não-Comercial: Esta licença permite que outros misturem, ajustem e construam sobre o seu trabalho não comercialmente, estas obras criadas a partir de seu trabalho também devem reconhecer que são não-comercial, apesar de serem derivados de trabalhos que são não-comercial estes novos trabalhos não precisam compartilhar os mesmos termos.

by-nc-sa-88x31
Atribuição – Compartilhamento pela mesma Licença: Permite que outros misturem, ajustem e construam sobre o seu trabalho, mesmo por razões comerciais, contanto que atribuam crédito você e licenciem as novas criações sob os mesmos termos. Todas as novas obras baseadas na sua terão a mesma licença, portanto, quaisquer derivados também permitirá o uso comercial.

by-sa-88x31
Atribuição – Uso Não-Comercial – Compartilhamento pela mesma Licença: Permite que outros misturem, ajustem, e construam sobre o seu trabalho não-comercial, desde que seja dado crédito você e licenciem as novas criações sob os mesmos termos. Outros podem fazer o download e redistribuir o seu trabalho, mas eles também podem traduzir, fazer ajustes, e produzir novos materiais baseados em seu trabalho. Todos os novos trabalhos com base no seu vai levar a mesma licença, portanto, quaisquer derivados também tera natureza não-comercial.

Para Software
Se você estiver criando software que você gostaria de fazer disponível como / Open Source Software Livre, existem algumas licenças que Porto Open recomenda. Estas licenças são a licença MIT, a licença BSD, e a Licença Pública Geral GNU (GPL) ou GPL Menor (LGPL). Se você tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato.

Mais Informações
Para mais informações sobre estas e outras licenças, consulte o FAQ licença CC. A Creative Commons também oferece uma ferramenta de escolha de licença on-line para ajudá-lo a selecionar a licença correta.

Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License

Exceto quando indicado, este conteúdo esta licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 License

.

new_rodape

©2017 Colégio Visconde de Porto Seguro

ou

Log in with your credentials

or    

Forgot your details?